Inicio / Blog
Um dos motivos dos quais você se mantem numa relação, mesmo sabendo que o relacionamento não dará certo é porque você possa estar ignorando as experiências dolorosas vividas nesta relação ao invés de considerá-las como um forte sinal do fracaso. Provavelmente você possa está tendo um comportamento onde evita considerar os fatos reais, tentando se convencer que será um engano ou exagero considerar esses sinais, por de fato serem muito dolorosos.
Você busca validar o que ele/ela faz somente quando é algo que você considera ser bom, e pode não querer enxergar a situação. E, mesmo já tendo recebido diversas pistas, insiste em não dar importância a elas e "esquece" o que houve.
Isso que você está vivendo pode ser explicado como um mecanismo de defesa que você passou a acionar diante de experiências que te trazem frustração e insegurança, como medo de perder, de ser abandonado, rejeitado, não amado. Deste modo, você nega ou distorce a realidade.
Uma relação é feita de duas pessoas que para estarem juntas precisam de um mínimo de interesse uma pela outra. Mas isto não basta. Tem relacionamentos que fracassam porque uma das partes fica fixada nos primeiros encontros, de como essa pessoa se apresentou para ela lá no começo e não se atualizaram diante das mudanças que foram ocorrendo desta pessoa.
Acontece que em um início de relação, será impossível o casal conhecer um ao outro por completo.
Será necessário conhecer um ao outro e criar intimidade com o passar do tempo, dedicação, investimento e acima de tudo, será preciso que você banque seus desejos e queira que eles se tornem realidade.
Então tenha claro teus desejos, para depois buscar reconhecer se o outro está disposto a trilhar uma relação contigo. De outro modo você será um forte candidato a ter que abrir mão de tuas necessidades em detrimento do outro. É isto que você deseja?
Eliete Sergina
Psicóloga Clínica - CRP 12/09352
Eliete Sergina
Psicóloga Clínica - CRP 12/09352